Foram encontrados 168 registros para a palavra: rede estadual

Estudantes da rede estadual representam a Bahia na Harvard Model United Nations, nos EUA

Quatro estudantes da rede estadual carimbaram o passaporte para participar da Model United Nations (HarvardMUN), que é a maior e mais prestigiada simulação da Organização das Nações Unidas (ONU) do mundo, promovida pela Universidade de Harvard. O evento vai acontecer de 26 a 29 de janeiro e contará com mais de quatro mil participantes de 50 países diferentes, escolhidos através de um rigoroso processo seletivo chamado Application. Durante a HarvardMUN, jovens líderes mais promissores de todo o mundo vão discutir problemas globais em mais de 30 comitês.

Ana Caroline Oliveira dos Santos, 16, 2º ano do Colégio Estadual João Pessoa, de Itaquara; Gustavo de Jesus Souza Batista, 17, concluinte em 2022 do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, Salvador; e Ted Martins Paulo da Silva, 16, concluinte em 2022 do Colégio Estadual Professor Rocha Pita, em Aratuípe, viajaram desde a semana passada para um outro evento, também nos EUA, a Yale Model United Nations (YaleMUN) – conferência que visa debater questões globais complexas entre estudantes do Ensino Médio de todo o mundo. A YaleMUN, que aconteceu entre 19 e 22 de janeiro, foi criado por alunos da Yale University, terceira instituição privada americana de Ensino Superior mais antiga dos EUA, situada em New Haven...

Rede estadual de ensino disponibiliza espaços escolares para auxílio na matrícula on-line

Quem pretende ingressar na rede estadual de ensino, ou realizar transferência de unidade escolar para o ano letivo de 2023, já pode realizar a matrícula on-line desde a segunda-feira (16) até o dia 24 de janeiro. Para isso, basta acessar o Portal da Educação (clique aqui) e seguir as orientações do próprio sistema, além de consultar o cronograma que atende as demandas em dias específicos. O primeiro dia foi voltado para Pessoas com Deficiência (PcD). Nesta terça-feira (17), foi o dia dos estudantes que são alunos da rede estadual e querem mudar de escola. Especialmente neste caso, a transferência só pode ser feita presencialmente, de preferência na escola em que o estudante estava matriculado. Porém, em todos os dias, as unidades escolares estarão abertas para auxiliar quem não tem facilidade, acesso à internet ou dispositivos eletrônicos que permitam a matrícula.

"A matrícula é totalmente on-line, realizada numa plataforma que foi aperfeiçoada pela Secretaria da Educação nos últimos anos, justamente para dar um conforto às famílias para que elas façam da própria casa, usando o celular ou um computador. Quem porventura tiver qualquer dificuldade pode recorrer a uma escola estadual e realizar sua matrícula com ajuda da gestão da escola, do secretário escolar e dos técnicos que foram capacitados para este acolhimento. Mas, a gente deixa bem claro que ela é 100% on-line, virtual", destacou o superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação (SEC), Manoel Calazans, que completou que os alunos que já estudam na rede e não pretendem mudar de unidade escolar estão automaticamente matriculados e não precisam fazer qualquer movimento...

Oferta de produtos da agricultura familiar será ampliada na rede estadual de ensino da Bahia

Os produtos da agricultura familiar vão enriquecer a alimentação dos estudantes da rede estadual de ensino da Bahia. São alimentos saudáveis e sustentáveis produzidos por cooperativas apoiadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que estarão presentes no dia a dia das escolas.  

A ação visa o cumprimento da Lei Federal n° 11.947, que prevê que no mínimo 30% do valor repassado a estados, municípios e Distrito Federal, pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e seus empreendedores. ..

Lideranças religiosas se engajam na mobilização para a matrícula da rede estadual de ensino

A campanha de matrícula na rede estadual de ensino também está contando com o apoio de lideranças religiosas. O chamamento da secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, é para que os diferentes setores da sociedade se engajem neste movimento a fim de que todos os estudantes se matriculem e nenhum fique fora da escola.

A matrícula na rede estadual de ensino será realizada, de forma online, de 16 a 24 de janeiro, pelo portal da Educação (clique aqui). ..

Matrícula na rede estadual de ensino será de 16 a 24 de janeiro de 2023

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) divulgou o cronograma de matrícula para o ano letivo 2023, por meio da Portaria Nº 2209/2022. O documento também estabelece as normas e os procedimentos de matrícula para Pessoas com Deficiência (PcD), transferência de estudantes entre unidades escolares da rede estadual, matrícula de estudantes oriundos das redes municipais e novos estudantes da Educação Básica nas unidades escolares da rede estadual de ensino.

O processo de matrícula começa para as Pessoas com Deficiência (PcD), no dia 16 de janeiro, via internet, através do endereço https://sigeduc.educacao.ba.gov.br, ou em qualquer unidade escolar da rede estadual. Já o estudante que pretende se transferir para outra unidade escolar da rede estadual, quando do seu próprio interesse ou em razão de ausência da série na unidade escolar a qual concluiu o ano letivo 2022, deverá solicitar, no dia 17 de janeiro, a sua transferência diretamente na unidade escolar em que o mesmo está devidamente matriculado...

Bahia: Último dia para a renovação de matrícula na rede estadual de ensino

A renovação de matrícula na rede estadual de ensino se encerra nesta sexta-feira (2/12) e o processo deve ser realizado na própria unidade escolar em que o estudante vai concluir o ano letivo de 2022.

O estudante com 16 anos de idade ou mais pode fazer a sua própria renovação. Já para o estudante menor de 16 anos, a renovação deverá ser feita pelos pais ou responsáveis...

Estudantes da rede estadual de Salvador e Juazeiro conquistam medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB)

A participação dos estudantes baianos nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB), realizados neste mês de novembro, no Rio de Janeiro, representou a conquista de 37 medalhas, sendo sete de ouro, 21 de prata e nove de bronze para a Bahia. Formada por 224 estudantes, a delegação baiana disputou premiações em diversas modalidades, a exemplo de atletismo, xadrez, handebol, vôlei de praia e wrestling, durante a competição que é considerada a maior do país e é realizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Nesta edição do JEB, foram medalhistas alunos dos colégios estaduais Naomar Alcântara e Abílio César Borges, de Salvador, além do Hildete Lomanto, no município de Juazeiro.

Os estudantes que participaram dos Jogos Escolares Brasileiros conquistaram a vaga após participação nos Jogos Escolares da Bahia (JEB), promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE) e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB/SETRE), em diferentes etapas durante o ano. Um dos campeões dos jogos nacionais foi o estudante David Emanuel, 14, do 9º ano do Colégio Estadual Hildete Lomanto, no município de Juazeiro. Medalhista de ouro na série prata nos 80 metros rasos, ele também foi finalista na série prata nas provas de 150 metros rasos e no salto em distância, ficando em quarto lugar em ambos.
 
“Ter participado dos Jogos Escolares, no Rio de Janeiro, foi uma das experiências mais incríveis da minha vida. Fiquei muito feliz por ter ganhado ouro. Agora, minha meta é continuar com esse esporte e me dedicar cada vez mais. Sou grato à comunidade do meu colégio, em especial ao professor Jorge Cruz, que, junto com minha família, me incentiva a continuar meu sonho”.
 
O professor Jorge Gonsalves Cruz comemorou o desempenho dos estudantes do Hildete Lomanto e falou sobre o apoio da Secretaria da Educação do Estado. “Eles tiveram uma participação bastante satisfatória e gostaria de parabenizar a SEC por nos proporcionar momentos importantes e pelo incentivo à prática esportiva nas mais diversas modalidades”. 
 
A premiação dos estudantes baianos foi comemorada também pela professora de Educação Física, Carla Thaís Sousa Lopes, de Juazeiro. “Os alunos trouxeram resultados excelentes nas competições, incentivando os jovens na prática esportiva educacional. Os atletas puderam vivenciar novos desafios e grandes conquistas”. 
 
Representando a Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE), Reginaldo Sacramento destacou a importância de as escolas incentivarem o esporte entre os estudantes. “A participação da Bahia nos Jogos Escolares Brasileiros vem na mesma linha de entendimento da nossa Federação e da Secretaria da Educação do Estado, em que o mais importante é a questão da participação, da interação e do conhecimento. Os resultados são importantes também, mas não são o primeiro objetivo. As meninas e os meninos da Bahia tiveram um comportamento exemplar, com compromisso para jogar. Importante dizer que a escola pública volta a compor a delegação baiana de forma maciça, principalmente do interior do Estado, que teve a maior participação em toda a história do esporte escolar. Agradecemos ao governo estadual pela parceria e à CBDE pelo incentivo e pela ação”.
 
Sobre o JEB 2022 – Com o objetivo de fomentar a prática de esporte como finalidade educativa, bem como contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes-atletas como ser social e democrático, estimulando o pleno exercício da cidadania, os Jogos Escolares Brasileiros contaram, este ano, com a participação de quase 8 mil pessoas, entre árbitros, técnicos, delegados de quadra, colaboradores em geral e estudantes-atletas de todo o país. Nesta edição, um detalhe especial foi a maior presença das meninas no evento, que contou com mais de 2.500 alunas. O JEB deste ano foi realizado em 17 modalidades: badminton, ginásticas artística e rítmica, xadrez, tênis de mesa, vôlei, basquete, futsal, handebol, judô, taekwondo, karatê, wrestling, vôlei de praia, atletismo, ciclismo e natação. A novidade foi a inserção de modalidades demonstrativas, como o surfe, skate e o break dance...

Renovação de matrícula na rede estadual de ensino tem início na segunda-feira (21)

A renovação da matrícula para o ano letivo de 2023 da rede pública estadual de ensino será iniciada nesta segunda-feira (21) e prossegue até 2 de dezembro, conforme Portaria nº 2072/2022, publicada do Diário Oficial do Estado. O processo deverá ser realizado na própria unidade escolar em que o estudante vai concluir o ano letivo de 2022.

Renovar a matrícula, na mesma escola, está garantido aos alunos regularmente matriculados, dentro do prazo estabelecido e desde que haja o ano/série subsequente...

Estudante da Rede Estadual participar do FLICA em Salvador 

Brenda Cecília é estudante do 2 ano do CODEFAS e é a única representante do  Território de identidade a participar. A UNESCO tem desenvolvido ao longo desse ano para líderes jovem stem 2030. A palavra STEM é uma sigla para Ciência, tecnologia, engenharia e matemática. A UNESCO desenvolve essa ação educacional na ideia de promover lideranças que consigam ajudar a alcançar as metas 2030 onde entre essas metas está a maior integração das mulheres na ciência pq é um espaço que lhes é negado por várias questões como familiares e sociais.
Nessa iniciativa os alunos fazem o curso durante todo o ano em 5 etapas.

A etapa vivenciada agora é a etapa presencial onde os estudantes construíram um manifesto levantando as questões vistas no curso propondo melhorias não só para o Brasil mas para o mundo. A última etapa será uma ação desenvolvida pela estudante na escola visando a promoção da inclusão da mulher na ciência. O encontro acontece durante o FLICA - Feira literária de Cachoeira...

Rede estadual de ensino segue feriado em Dia do Professor com descanso merecido na segunda-feira (17)

A APLB Sindicato em Juazeiro informa aos trabalhadores e trabalhadoras em educação da rede estadual de ensino que o Núcleo Territorial de Educação (NTE 10) aderiu ao dia de descanso dedicado aos professores e solicitado pela entidade, que seria comemorado no dia 15 de Outubro (sábado), e foi transferido para a segunda-feira (17). O dia será de descanso integral sem necessidade de aula assíncrona, ou seja, com atividades. 

"Que todos aproveitem seu dia com merecido tempo de descanso sem esquecer que todos estão de parabéns pelo trabalho desempenhado com profissionalismo, dedicação e amor à educação de alunos das redes municipal e estadual de ensino de Juazeiro", afirma o diretor da APLB Sindicato em Juazeiro, Gilmar Nery.  ..

Pernambuco anuncia pagamento de mais de R$ 130 milhões para professores da Rede Estadual

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta-feira (13), que vai pagar o maior bônus de desempenho escolar de sua história no Dia do Professor, comemorado no próximo sábado, dia 15 de outubro. Serão cerca de R$ 130 milhões investidos no pagamento do Bônus de Desempenho Educacional (BDE) para os professores e funcionários das escolas que atingiram a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Este ano, serão contemplados mais de 32 mil profissionais. Será o maior valor da história do BDE. Em 2021, o aporte foi de R$ 71,5 milhões. Com o pagamento, em média, cada servidor deve receber em torno de R$ 3,9 mil. "É um justo reconhecimento para aqueles que fazem a melhor educação pública do Brasil e que contribuem diariamente para colocar Pernambuco como referência nacional no ensino médio", pontuou o governador Paulo Câmara...

Repercussão: Projeto de Lei que regulamenta uso dos precatórios do Fundef para pagamentos dos professores da rede estadual é aprovado

O Projeto de Lei (PL) que regulamenta o uso dos precatórios do antigo Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef) para pagamentos dos professores da rede estadual foi aprovado no início da noite desta quarta-feira (21), na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba), em Salvador. O resultado não agradou a categoria.

Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado da Bahia (APLB) informou que não há impedimento em acrescentar juros no repasse. Informou ainda que vai encerrar a paralisação e retornar à sala de aula na quinta-feira (22)...

Pais reclamam de aulas suspensas na rede estadual de Juazeiro; APLB justifica impasse no pagamento de precatórios do Fundef

Alguns pais estão preocupados com a paralisação das atividades nas escolas da rede estadual da cidade de Juazeiro, norte da Bahia. Segundo eles, os filhos estão sem aulas há duas semanas, o que vem acarretando prejuízos no aprendizado dos mesmos.

"Minha filha está a duas semanas sem aula. E eles lá na escola só justificam que é uma parada de revindicações, e nós, pais, ficamos sem saber o que realmente está acontecendo.Sou eu e mas alguns pais e mães que estamos a ver navios nessa situação", desabafou uma mãe de aluna, cuja filha estuda na rede estadual, e moradora do bairro Tabuleiro...

APLB Sindicato em Juazeiro convoca trabalhadores em educação da rede estadual para mobilização pelos precatórios

A APLB Sindicato em Juazeiro, delegacia do baixo/Médio São Francisco, está unindo forças com a entidade em Salvador para grande mobilização pelos precatórios nos dias 12 e 13 de Setembro. E reforça a luta convocando todos os trabalhadores e trabalhadoras em educação da rede estadual de Juazeiro a paralisar as atividades em apoio à manifestação que acontecerá às 10h, segunda e terça-feira, em frente à Assembleia Legislativa, em Salvador. 

O governo da Bahia, apesar de ter encaminhado o projeto à Assembleia Legislativa, retirou pontos considerados cruciais pela categoria, a exemplo da correção dos valores com juros e correção monetária. A APLB Sindicato em todo o estado não pode deixar passar algo dessa natureza e precisa fazer pressão junto ao governo baiano para que todos possam ter o direito de receber os precatórios do Fundef, sem nenhum tipo de manobra feita pelo governo. ..

Trabalhadores em Educação da Rede estadual de ensino realizam protesto hoje exigindo pagamento precatórios

A APLB-Sindicato convocou os trabalhadores e trabalhadoras em Educação da Rede estadual de ensino para uma paralisação com manifestação, nesta quarta-feira. A manifestão acontece neste momento em frente à Secretaria de Educação do Estado, no Centro Administrativo da Bahia – CAB.

A REDEGN obteve informações que professores da rede estadual que trabalham em Juazeiro aderiram ao protesto com o objetivo é pressionar o governo do estado pelo pagamento dos Precatórios do FUNDEF. ..

Veja como vai ser feito pagamento dos precatórios do Fundef para professores da rede estadual de Pernambuco

Teve início, o pagamento dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) para os professores da educação básica da Rede Estadual de Ensino que trabalharam entre os anos de 1997 e 2006. A informação é do governo de Pernambuco.

O decreto que estabelece os critérios do benefício foi publicado no Diário Oficial no dia 4 de agosto. O governador Paulo Câmara (PSB) havia feito o anúncio pelas redes sociais em 15 de julho...

Estado da Bahia realiza novo concurso para professor e coordenador pedagógico da rede estadual

O Estado da Bahia publica nesta terça-feira (02) edital de concurso público para a Secretaria da Educação (SEC), com a oferta de 2.113 vagas para professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual.

A publicação poderá ser consultada no Diário Oficial do Estado (DOE), no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br) e no site da organizadora do certame, a Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br). As inscrições deverão ser realizadas de 03 a 30 de agosto, de acordo com as regras do edital, e a taxa de inscrição é no valor de R$ 140. ..

Secretaria da Saúde da Bahia adquire contraste para abastecer rede estadual e descarta risco de desabastecimento

A Bahia não corre risco de ficar desabastecida de contraste, insumo usado na realização de exames de imagens e procedimentos. É o que garante a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), que afirmou que na semana passada adquiriu uma remessa do produto, assegurando assim o abastecimento de toda a rede estadual.

No início de julho, o Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica para os estados e municípios reconhecendo o risco de falta de contraste e recomendando o uso racional da substância. De acordo com o documento, a queda na produção se deu por conta das medidas restritivas adotadas na China, motivadas pela nova onda de Covid-19 no país...

Famílias de estudantes da rede estadual recebem novo crédito do Programa Bolsa Presença, nesta sexta (10)

O Governo da Bahia disponibilizou, nesta sexta-feira (10), um novo crédito do Bolsa Presença para as famílias dos estudantes da rede estadual de ensino cadastradas no CadÚnico e em condições de vulnerabilidade socioeconômica. O programa, que tem como objetivo assegurar que os filhos permaneçam na escola, envolve um investimento, neste ano, superior a R$ 675 milhões, com recursos próprios do Estado, e contempla 301 mil famílias e 341 mil alunos.

A ação promovida pelo governo do Estado assegura R$ 150 por mês, acrescido de R$ 50 a partir do segundo estudante matriculado na rede estadual de ensino. O benefício, que faz parte do Programa Estado Solidário, do governo estadual, vem contribuindo com a permanência dos estudantes de baixa renda em sala de aula, fortalecendo o seu processo de ensino e aprendizagem...

Estudantes de escolas da rede estadual de ensino em Juazeiro estão desde o início do ano letivo sem aula de seis disciplinas e APLB Sindicato exige providência do NTE 10 

A APLB Sindicato recebeu ao longo da semana diversas denúncias por parte de professores e alunos da rede estadual de ensino a exemplo do Colégio Estadual Modelo entre outros, de que estão desde o início do ano letivo de 2022 sem ter aulas nas disciplinas de História, Sociologia, Biologia, Iniciação Científica e Eletivas.  

Vários ofícios já foram encaminhados ao Núcleo Territorial de Educação 10 (NTE) sem que nenhuma providência tenha sido tomada para reverter essa situação...